Benvindo

Este deverá ser um espaço onde amigos compartilhem suas criações e as discutam. Se desejar entre em contato para discutirmos o desenvolvimento do blog e participações. delbenbr@hotmail.com

domingo, 8 de setembro de 2019


Há no corpo humano adulto mais de dez vezes micro-organismos que células humanas. Há cerca de nove mil espécies de micróbios na poeira doméstica norte-americana e sabe-se lá quantas em casas de culturas que convivem com animais domésticos e comerciais. No dia a dia apertamos mãos de várias pessoas, pegamos em maçanetas várias, beijamos, espirramos, arrotamos e sei lá mais o que. Sabemos pouco sobre nossos quintais, ruas asfaltadas ou não e suas poeiras, sobre nossos esgotos, rios, lagos, etc. O mundo possui cerca estimados 8,7 milhões de espécies e maioria absoluta delas vivem com outra, de outras, sobre outras, dentro de outras e possuem mobilidade própria ou carregada.
Micro-organismos são transportados de um lado para outro, são trocados, transmitidos, e mudam, mutam e se adaptam. Biologicamente não podemos nos isolar do resto do mundo em termos de troca incessante de informações biológicas. Há em nossa carga genética, se ouvi direito a palestra, um conjunto extremamente majoritário de genes comuns de origem sapiens, 2% de DNA neandertal como indivíduos e 20% como coletividade, mas também um conjunto diferente adquirido e pequeno que são estranhos a estes dois conjuntos de ancestrais e podem ser de origem animal.
Nós, desta forma, mudamos o biossistema terrestre e somos mudados por ele por influência e intercâmbio constante. Não somos isolados e independentes. Formamos uma coletividade que se quiserem chamar de Gaia até podem, mas tem fundamento biológico e não esotérico.
Por outro lado, somos seres que trabalham com informações intelectuais, sentimentais e emocionais. Nós as possuímos e as transmitimos e, assim como microorganismos, somos “contaminados” com estas partículas da mente pela fala, pelo gesto, pelo comportamento, pela feição. Mas somos invadidos por uma infinidade de informações transmitidas pelos mesmos meios de inúmeros seres que nos rodeiam. Os gatos, cães, coelhos, pássaros, feras, flores, e infindável lista, nos mudam, nos movem, nos comovem e, por outro lado, também os influenciamos sobremaneira. Adotamos em nossa linguagem comparativos a animais( como um cão, como uma cobra, como uma flor, ...)
Nós, desta forma, mudamos a “mente do mundo” e somos mudados pela mente individual e coletiva em que estamos internados.
Cada ação nossa, cada hábito, afeta nosso entorno e se propaga para o mundo todo. Na verdade toda ação e toda omissão nos gera uma responsabilidade que não assumimos pela infância moral, intelectual e emocional que portamos.
A nossa infância nos faz pensar no dualismo eu e eles no qual nos consideramos seres diferenciados e mais importantes. E classificamos a eles como coletivos nos quais os indivíduos semelhantes a nos, diluem-se. Desta forma os coletivos podem ser ignorados, punidos, execrados, amados, cuidados, etc., mas os indivíduos nem sempre.
Uma foto de um bebê morta numa praia por ação de muitos e omissão de outros tantos jogou o coletivo e o individuo no nosso colo e para não assumir, no mínimo, nossa omissão diária culpamos as direitas, as esquerdas, as religiões, o capitalismo, os socialismo e mais ismos. E transferimos responsabilidades, o governo, A ONU, o exército, tal pais, ALGUÈM deve fazer alguma coisa. Quando vou crescer? Quando serei cidadão? Quando serei humano? Quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário